sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Se o aluno não vai à escola, a balsa-escola vai até o aluno. Só não estudam mesmo, se não quizerem as oportunidades estão aí.




MANAUS – Em regiões distantes da Amazônia, onde os rios são a principal via de acesso, se o aluno não pode ir à escola, a escola vai até o estudante. Desta forma, 544 Jovens da cidade de Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus) recebem qualificação por meio de uma Balsa Escola do Senac. Na embarcação, ancorada no rio Negro, 29 turmas frequentam as aulas em 18 cursos diferentes.

Por meio de uma parceria com o Centro de Tecnologia do Amazonas (CETAM) e Prefeitura de Barcelos, a Balsa começou suas atividades em maio deste ano, com previsão de conclusão das atividades educacionais no próximo mês de dezembro. Professores de Manaus ministram aulas de de beleza, saúde, informática, gestão, comércio, turismo e hospitalidade.
Entre os 18 cursos oferecidos estão também Técnicas de Organização de Eventos e Cerimonial, Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar, Cabeleireiro Assistente, Aplicativos Básicos de Informática, Excelência no Atendimento, Técnicas de Vendas, Primeiros Socorros, Biosegurança em Saúde, Qualidade nos Serviços de Portaria, Aperfeiçoamento para Copeiro, Palestra DST-AIDS, Palestra de Educação Ambiental, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Administração de Pessoal, entre outros.

Após a conclusão dos cursos no município, a unidade móvel fluvial Balsa Escola do Senac Amazonas deverá retornar a capital amazonense. Em Manaus aguardará o seu próximo destino a ser definido pela instituição em 2012.

A Balsa Escola está em atividade no Estado desde 2000, atendendo os municípios mais afastados da capital, onde não existe uma unidade fixa do Senac. O objetivo é levar educação profissional ao interior. Com uma estrutura de dois andares, cada um com 180 metros quadrados, a Balsa dispõe de uma infraestrutura moderna e com equipamentos tecnológicos de ponta.

Saiba mais sobre o município de Barcelos (pesquise)

O município de Barcelos, na microrregião de Rio Negro, está situado na margem direita do rio Negro. É o maior município do estado, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira no Pará. Primeira capital do Amazonas, até 1758, o município foi criado em 1931.

Está localizado a 396 km de Manaus e 496 km por via fluvial. Devido à sua dimensão territorial, caso Barcelos fosse um estado do Brasil seria maior que vários estados, como Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro, entre outros.

Barcelos faz divisa com a Venezuela a noroeste e norte, também com os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário