terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Seripa VII inicia as investigações de acidente com Caravan, em Manaus. Este acidente aconteceu hoje pela manhã



Órgão tem um mês para aprontar um relatório preliminar sobre o caso e o prazo de um ano para expedir um laudo final sobre as causas do acidente, com recomendações à empresa proprietária da aero

Pedaços da aeronave ficaram espalhados pela mata, após Caravan chocar-se contra as árvores

Dentro de um mês o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) deve emitir um relatório preliminar sobre as causas do acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (28), envolvendo a aeronave modelo Caravan, prefixo PT-PTB.

O órgão disponibilizou duas equipes para atuar no caso. Enquanto uma atuava na coleta de dados e destroços da aeronave, no local em que ocorreu o acidente, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus, a outra equipe ficou responsável pelo levantamento de informações referentes a documentação do Caravan, na empresa a qual ele pertencia, a CTA (Clayton Táxi Aéreo).

O resultado final da perícia e das causas que provocaram o acidente com o Caravan e que resultou na morte do piloto, Antônio José de Almeida, 54, deve ficar pronto em um prazo de um ano. No documento também devem constar orientações à empresa proprietária do Caravan.


Investigações
Ligado ao Ministério da Defesa, o Seripa VII tem como atribuição promover o planejamento, controle e execução da prevenção e investigação de acidentes aéreos na Amazônia, atuando nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Nos últimos dois meses, apenas dois acidentes, ocorrido no Amazonas, e um incidente registrado no Acre, foram verificados pelo Seripa VII.

As duas ocorrências do Amazonas se deram em curtos espaços de tempo. O primeiro delees ocorreu no último dia 24, ocasião em que um aviaõ caiu no município de Envira - situado a 1.218 quilômetros de Manaus -, com cinco pessoas dentro, mas sem vítimas fatais.

A segunda ocorrência foi nesta terça-feira (28), no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, envolvendo um Caravan.


Já o incidente verificado no Acre, ocorreu há pouco mais de um mês, e a princípio teria sido uma falha no motor da aeronave e não teria deixado vítimas lesionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário