quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaboi encerra folia em Manaus com público de 35 mil pessoas. Para quem Não sabe o carnaboi é uma festa que começa assim que encerra o desfile das escolas de samba de Manaus. Costuma reunir-se no sambodromo cerca 50 mil brincantes.

Na última noite, nova atração 'Duelo de Toada' foi abandonada.
Festa reuniu famílias ao som dos bumbás Garantido e Caprichoso. 


David Assayag representou o boi azul e branco no Carnaboi 2014 (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)David Assayag representou o boi azul e branco no Carnaboi 2014 (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
Mais de 35 mil pessoas acompanharam a noite de encerramento do Carnaboi 2014 nesta terça-feira (4), no Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Teixeira, Zona Centro-Oeste de Manaus. Após ter o primeiro dia com 'Duelos de Toadas', a Secretaria Estadual de Cultura do Amazonas (SEC) voltou atrás na inovação e retornou ao antigo modelo de trios elétricos.
Segundo a secretária executiva de Cultura, Elizabeth Cantanhede, o fim dos duelos aconteceu para atender um pedido da população manauara. "Ontem utilizamos uma estratégia diferente, a pedido dos artistas, para experimentar o duelo. Porém sentimos que o público fica mais animado com o modelo original, então decidimos mudar e hoje tivemos um público mais entusiasmado", reforçou.
O levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior, disse que os artistas não se sentiram prejudicados pela mudança repentina de sistema de apresentações. "Nós preparamos nossos repertórios para atender o público. É Carnaval, então temos que brincar e nos divertir. Deixamos a rivalidade para os fãs", avaliou.
Sebastião Júnior animou o público na última noite do Carnaboi 2014 (Foto: Diego Toledano/G1 AM)Sebastião Júnior animou o público na última noite do Carnaboi 2014 (Foto: Diego Toledano/G1 AM)
A mudança não parece ter afetado o público. A dona de casa Regina Costa, de 30 anos, contou que prestigia o evento há dez anos, e já prepara uma nova geração de público. "Trouxe minha filha de um ano porque quero acostumá-la desde cedo a conhecer nossa cultura", contou. A dona de casa disse que o alto número de pessoas não é um fator negativo para o evento. "Eu vim quando estava grávida acompanhada do meu marido. É uma festa completamente familiar, que podemos aproveitar com segurança e relembrar as raízes do nosso povo".
A tradição corre também na família de Orlando Andrade, 67 anos, que já frequenta festas de bumbás há mais de três décadas. O aposentado contou que vai ao Carnaboi todos os anos sem deixar a idade ser um empecilho. "A gente cansa mais rápido, mas vale a pena quando olhamos para a família e vemos todos se divertindo com as toadas da nossa região", destacou.
Casado com Jonice Andrade, 51, há 30 anos, ele disse que a música regional foi o que uniu o casal. A esposa contou que as toadas fazem parte das raízes da família. "Nós já gostávamos dos bois antes mesmo de nos conhecermos. Agora, olhamos para nossa filha dançando nosso ritmo e vemos que conseguimos passar a tradição adiante", disse.
Para garantir a segurança das 35 mil pessoas presentes no Sambódromo, mais de 500 policiais militares estavam no local a pé, além de 113 motorizados em 28 viaturas e 24 motocicletas. Segundo informações da PM, assim como no primeiro dia do Carnaboi, não houve ocorrências graves nesta terça-feira (5). O Corpo de Bombeiros também esteve presente, com 54 agentes para eventuais necessidades.
Porta-estandarte se apresenta no Carnaboi (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Porta-estandarte se apresenta no Carnaboi (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário