NOTÍCIAS / AMAZONAS
Em Manaus, posto é interditado após abastecer veículos com gasolina adulterada
Pelo menos oito clientes reclamaram que, após o abastecimento, o veículo parou de funcionar a poucos metros do posto.
terça-feira 5 de julho de 2016 - 11:58 AM
Isabelle Marques / portal@d24am.com
Manaus - Um posto de combustível, localizado na Avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, foi interditado após uma fiscalização constatar que o local estava abastecendo veículos com uma mistura de água e gasolina. Um teste de gasolina, feito pelo próprio posto, constatou que a maior parte do líquido era composta por água. Na manhã de hoje (5), pelo menos, oito clientes reclamaram que, logo após o abastecimento, o veículo parou de funcionar a poucos metros do posto.
A fiscalização aconteceu por volta das 11h30 e foi realizada pela agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). Foi verificado o etanol e a gasolina comum e aditivada.
Foto: Isabelle Marques
Segundo o coordenador do escritório regional da ANP, Luciano Fernandes, o teor do etanol da gasolina, pela amostra, tinha 60% de água. O problema foi constatado na gasolina comum e no etanol. “A gasolina estava bifásico, uma vez que o produto não se mistura com a água. A gasolina precisa ter em sua composição etanol, anido e gasolina. Uma situação como esta danifica o veículo”, explicou ele. “É um erro grosseiro”.
Luciano Fernandes afirmou que o posto será autuado e interditado até a regularização. "Eles serão notificados para que os combustíveis sejam retirados dos tanques. Um processo administrativo também será aberto", afirmou o coordenador.
O coordenador do escritório regional da ANP afirmou, ainda, que a situação encontrada no posto é muito complexa. "Não vejo muito sentido na explicação dada pelo local, porque a gasolina aditivada não foi adulterada, porém qualquer conclusão agora seria prematura", afirmou Fernandes.
Foto: Isabelle Marques
Posto de combustível
O gerente do posto de combustível, Armstrong Araújo, afirma que não sabe o motivo do ocorrido. “Também ficamos surpresos, não sabemos o que aconteceu. A suspeita é de que com a chuva, que alagou o posto, tenha entrado água no tanque”, explicou.
Armstrong ainda afirmou que após receber as reclamações, o posto parou os atendimentos. “Iremos prestar a manutenção dos veículos, providenciar guincho e o reabastecimento também”, disse. Ele afirma que até as 11h30, sete clientes haviam registrado queixa.
Por volta das 13h, funcionários do posto estavam retirando o combustível que havia sido colocado mais cedo e trocando pela gasolina aditivada.
Foto: Isabelle Marques
Clientes
A técnica em enfermagem Aldineia Pascal, 43, contou que abasteceu por volta de 7h e seguiu para o trabalho. No entanto, o carro parou de funcionar 100 metros depois do posto. “Meu carro é novo, modelo 2014/15, não tinha motivo dar problema. Voltei a pé pro posto para reclamar e quando cheguei aqui já tinha um grupo reclamando”, explicou. Ela conta que os clientes pediram para fazer o teste da gasolina no posto que confirmou a presença da água.
Com o mesmo problema, a assistente social Wilma Rodrigues, 52, conta que encheu o tanque nesta manhã. “Umas 7h vim aqui, logo depois meu carro parou. Chamei um mecânico achando que era problema no carro, porém ele logo viu que era água no lugar de gasolina”, disse.
Há quatro anos o camelô Inácio Braga, 37, abastece o carro no mesmo posto e diz que esta é a primeira vez que vê esse tipo de situação. “A minha gasolina era só água. Quando meu carro parou, encontrei mais duas pessoas que estavam com o carro sem funcionar e tinham abastecido aqui. Voltamos para reclamar”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário