domingo, 24 de julho de 2011

Automóveis fabricados na China começam a atrair atenção de consumidores de Manaus


Automóveis fabricados na China começam a atrair atenção de consumidores de Manaus
Carros completos com preço de veículos básicos começam a ganhar mercado em Manaus. A revendedora local de uma marca de automóveis chinesa, vende, em média, um carro por dia


Manaus, 23 de Julho de 2011

Chery ainda está sozinha no mercado, mas JAC deve abrir loja ainda este ano (Luiz Vasconcelos/A Crítica)

Depois do vestuário, brinquedos e artigos eletrônicos, chegou a vez dos carros chineses. Os populares completos invadiram o Brasil e os carros da Chery já passeiam pelas ruas de Manaus. Há pouco mais de um mês na capital amazonense, a concessionária do grupo BEI Motors vendeu mais de 30 carros e até o fim do ano a meta é chegar a pelo menos 250.

A JAC Motors - que investe em publicidade massiva na tv, tendo o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda - também promete entrar no mercado amazonense até o fim de 2011. Segundo a assessoria, a empresa está em fase de negociação de terreno, mas até o fim do ano vai expandir os negócios no Norte, entrando não só na capital amazonense, mas também em Belém (PA) e Porto Velho (RO). Atualmente a JAC possui 52 concessionárias em todo o País e a Cherry 80.

Os carros completos com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, air bag duplo, rádio MP3, alarme antifurto com imobilizador e preço abaixo dos concorrentes populares de marcas consolidadas no mercado atraem os clientes. Os carros da Chery (QQ, Face, Cielo - Hatch e Sedan - e Tiggo) variam de R$ 25.990 a R$ 54.990 e pode ser financiado até 60 vezes. O J3 da JAC - escolhido a melhor compra da revista Quatro Rodas de 2011 nos caros de R$ 35 mil a R$ 40 mil - está custando R$ 37.990, conforme o site da empresa.

De acordo com o gerente geral da concessionária da Chery em Manaus, Augusto Soares, os clientes chegam bem informados e ‘desconfiados’, perguntando sobre tudo. Mas depois que eles conhecem o produto, entendem o custo benefício e não resistem. “A aposta é muito grande no mercado brasileiro. Temos carros que vêm com pacotes completos de fábrica e preço justo para o consumidor”, disse o gerente.

A resistência ao carro feito na China - em decorrência da fama que vários outros produtos chineses ganharam de não terem qualidade - é superada depois do consumidor pesar o custo-benefício e experimentar o veículo na concessionária.

Foi o que aconteceu com o gerente de transportadora, Ivan Mattos, 59, que adquiriu há um mês o QQ, o carro de entrada da Chery e o mais vendido da marca no Brasil e na China. Este é o quarto carro de Ivan, que optou pela compra pelo preço e por “tudo que o carro oferece”. “Ele também é um carro econômico. Na estrada ele está fazendo pouco mais de 14 quilômetros com um litro e na cidade de 12 a 13 km por litro, dependendo do pára e anda do trânsito”, comemora o cliente.

Outra tática das montadoras chinesas para conquistar o cliente brasileiro é a garantia dada aos seus produtos. A Chery, com menos de dois anos no mercado nacional, dá 3 anos de garantia em seus carros. A JAC, recém chegada ao Brasil, dá seis anos. Além disso, garantem que não faltará assessoria e manutenção na própria concessionária. Segundo Soares, a concessionária possui todos os modelos para pronta entrega, exceto o QQ, que o cliente precisa esperar 30 dias, em média. Os veículos são importados da China e tem uma programação de entrega de quatro meses.

A concessionária da Chery em Manaus recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão. Ela fica na avenida Tancredo Neves, 1.551, bairro Flores, zona Centro-Sul. A da JAC ainda não tem local definido. Mais informações sobre as montadoras podem ser obtidas em cherybrasil.com.br e jacmotorsbrasil.com.br.




Com o consumo de automóveis ultrapassando a casa dos três milhões ao ano, o Brasil foi escolhido para receber a primeira fábrica automotiva chinesa instalada fora da China. A unidade, que realizará todo o processo automotivo e não apenas montagem, será instalada em Jacareí (SP). O investimento é de R$ 400 milhões com previsão de gerar três mil empregos diretos. A estimativa da Chery é de que sejam produzidas na fábrica 150 mil unidades por ano, dez vezes mais do que é produzido pelas outras fábricas da marca. As obras em Jacareí iniciam ainda este ao e devem ser concluídas até 2013.

A maior montadora independente da China, a Chery Automobile possui 12 fábricas fora da China, inclusive uma no Uruguai, mas todas fazem apenas a montagem de peças, as chamadas CKDs (Complete Knock-Down). A do Brasil será a primeira a produzir de fato em larga escala os veículos, segundo a organização.

A produção brasileira vai abastecer não apenas o mercado interno, mas também será base para exportação para toda a América Latina.

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