


O portalamazonia.com lista obras em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana e esportes
MANAUS – No aniversário de 342 anos da capital amazonense, comemorado hoje (24), que tal vislumbrar o que a cidade guarda para o futuro? São obras em construção e outros projetos que ainda não saíram do papel. A seguir, o portalamazonia.com lista algumas dessas ações em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana e esportes.
A cúpula inspirada no artesanato em palha de cestos indígenas ainda está longe de começar a ser erguida, mas as primeiras formas da Arena da Amazônia já podem ser vistas. A obra, que virá a ser o estádio da Copa do Mundo de 2014, tem, atualmente, apenas a estrutura para 2,3 mil torcedores, mas até a entrega terá capacidade para 44 mil pessoas. Ao todo, serão investidos R$ 534 milhões. A conclusão da obra está prevista para junho de 2013.
Visão aérea do canteiro de obras na Arena da Amazônia. Foto: Chico Batata/Agecom
Monotrilho
O modelo de transporte público utilizado em cidades como Dubai está entre os projetos mais ousados e, ao mesmo tempo, mais criticados de Manaus. O plano é construir 20 quilômetros de trilhos, da zona Norte ao Centro da cidade, pelo valor já aprovado de R$ 1.460.495.221,56. Os favoráveis à proposta defendem o modelo como um dos mais modernos do mundo, com capacidade para transportar 200 mil pessoas por dia e com velocidade de até 80 km por hora. Já os críticos afirmam que a obra não atende às necessidades do manauara, demanda verbas em excesso e ainda esbarra na desapropriação do Centro Histórico.
Projeto gráfico de uma das estações do monotrilho de Manaus. Foto: Divulgação/Seplan
BRT
Ainda no campo da mobilidade urbana, o Bus Rapid Transit (BRT) é a aposta para resolver o gargalo dos ônibus na capital. Orçado em R$ 290 milhões, o edital de licitação do novo sistema de transporte público foi lançado no último mês, pela Prefeitura de Manaus. O objetivo é criar um anel viário de 22 quilômetros, interligando 20 estações e três terminais. A licitação está prevista para ser concluída até o início de novembro. Segundo especialistas, o modelo é bastante parecido com o Expresso e não é o mais indicado para Manaus.
As passarelas dos principais corredores viários precisariam ser reformuladas para o BRT. Foto: Divulgação/Semcom
Aeroporto
Após anos de transtornos, enfim as obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes devem sair do papel. O projeto está em fase de licitação e deverá custar R$ 378,8 milhões. As obras englobarão a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 1, com área ampliada de 43 mil para 97,25 mil m² e sua capacidade operacional passará de 4, 2 milhões de passageiros por ano para 9 milhões de passageiros por ano. Além disso, será feita a substituição de pisos, revestimentos e serão incorporados requisitos ambientais como iluminação direcionada, utilização de energia mais eficiente na climatização do Terminal e o uso de águas pluviais no sistema de abastecimento do aeroporto.
O objetivo da ampliação é aumentar para 9 milhões o número de passageiros por ano.
Um dos principais cartões postais de Manaus vai ficar de cara nova. As obras na Ponta Negra seguem em ritmo acelerado. Tudo para entregar antes do final do ano o calçadão reformado, três mirantes e o anfiteatro. Nesta primeira etapa, os recursos para execução da obra são da ordem de R$ 29.085.368,79. Quando concluído, a orla possuirá uma área de 18 mil metros quadrados de extensão, decorada por pedras portuguesas em três cores: branca, preta e vermelha. O material é semelhante às pedras que formam o piso da Praça São Sebastião, no Centro.
Esse belo cenário, banhado pelas águas do rio Negro, vai ser totalmente reformado. Foto: Divulgação/Semcom
MANAUS – No aniversário de 342 anos da capital amazonense, comemorado hoje (24), que tal vislumbrar o que a cidade guarda para o futuro? São obras em construção e outros projetos que ainda não saíram do papel. A seguir, o portalamazonia.com lista algumas dessas ações em áreas como infraestrutura, mobilidade urbana e esportes.
A cúpula inspirada no artesanato em palha de cestos indígenas ainda está longe de começar a ser erguida, mas as primeiras formas da Arena da Amazônia já podem ser vistas. A obra, que virá a ser o estádio da Copa do Mundo de 2014, tem, atualmente, apenas a estrutura para 2,3 mil torcedores, mas até a entrega terá capacidade para 44 mil pessoas. Ao todo, serão investidos R$ 534 milhões. A conclusão da obra está prevista para junho de 2013.
Visão aérea do canteiro de obras na Arena da Amazônia. Foto: Chico Batata/Agecom
Monotrilho
O modelo de transporte público utilizado em cidades como Dubai está entre os projetos mais ousados e, ao mesmo tempo, mais criticados de Manaus. O plano é construir 20 quilômetros de trilhos, da zona Norte ao Centro da cidade, pelo valor já aprovado de R$ 1.460.495.221,56. Os favoráveis à proposta defendem o modelo como um dos mais modernos do mundo, com capacidade para transportar 200 mil pessoas por dia e com velocidade de até 80 km por hora. Já os críticos afirmam que a obra não atende às necessidades do manauara, demanda verbas em excesso e ainda esbarra na desapropriação do Centro Histórico.
Projeto gráfico de uma das estações do monotrilho de Manaus. Foto: Divulgação/Seplan
BRT
Ainda no campo da mobilidade urbana, o Bus Rapid Transit (BRT) é a aposta para resolver o gargalo dos ônibus na capital. Orçado em R$ 290 milhões, o edital de licitação do novo sistema de transporte público foi lançado no último mês, pela Prefeitura de Manaus. O objetivo é criar um anel viário de 22 quilômetros, interligando 20 estações e três terminais. A licitação está prevista para ser concluída até o início de novembro. Segundo especialistas, o modelo é bastante parecido com o Expresso e não é o mais indicado para Manaus.
As passarelas dos principais corredores viários precisariam ser reformuladas para o BRT. Foto: Divulgação/Semcom
Aeroporto
Após anos de transtornos, enfim as obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes devem sair do papel. O projeto está em fase de licitação e deverá custar R$ 378,8 milhões. As obras englobarão a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 1, com área ampliada de 43 mil para 97,25 mil m² e sua capacidade operacional passará de 4, 2 milhões de passageiros por ano para 9 milhões de passageiros por ano. Além disso, será feita a substituição de pisos, revestimentos e serão incorporados requisitos ambientais como iluminação direcionada, utilização de energia mais eficiente na climatização do Terminal e o uso de águas pluviais no sistema de abastecimento do aeroporto.
O objetivo da ampliação é aumentar para 9 milhões o número de passageiros por ano.
Um dos principais cartões postais de Manaus vai ficar de cara nova. As obras na Ponta Negra seguem em ritmo acelerado. Tudo para entregar antes do final do ano o calçadão reformado, três mirantes e o anfiteatro. Nesta primeira etapa, os recursos para execução da obra são da ordem de R$ 29.085.368,79. Quando concluído, a orla possuirá uma área de 18 mil metros quadrados de extensão, decorada por pedras portuguesas em três cores: branca, preta e vermelha. O material é semelhante às pedras que formam o piso da Praça São Sebastião, no Centro.
Esse belo cenário, banhado pelas águas do rio Negro, vai ser totalmente reformado. Foto: Divulgação/Semcom
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