
Pacaraima, Mucajaí, Iracema, Cantá e Amajarí são os principais municípios com focos de calor. Foto: Divulgação/Ibama-RR
BOA VISTA – Com as altas temperaturas em Roraima, o Estado registrou o maior número de focos de calor – pontos com temperatura acima de 45 ºC – neste mês de janeiro de 2013 comparado com o restante do País. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou 316 focos de 1º a 23 deste mês. Em janeiro de 2012, o número de focos ativos detectados pelo satélite chegou a 217 na região.
Nos últimos sete anos, 2010 foi o ano que teve o maior foco de calor já registrado no mês de janeiro, 351. No entanto, segundo o coordenador de Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Roraima, José Carlos, a estimativa é que este ano ultrapasse esta marca. Com isso, órgãos ambientais realizam ações de combates a incêndios no Estado.
“Em novembro nós tivemos uma alerta do Sistema de Proteção da Amazônia e também do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais sobre o El Nino este ano. Com isso, o Governo Federal se antecipou em conjunto com os órgãos federais aqui do Estado e tem promovido o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais [Prevfogo]”, disse o coordenador.
Conforme o coordenador estadual do Prevfogo, Joaquim Parimé, o Centro de Prevenção está atuando nos cincos principais municípios com alertas de incêndio: Pacaraima, Mucajaí, Iracema, Cantá e Amajarí com a atuação de 149 brigadistas. Além disso, cerca de 150 militares do Exercito Brasileiro serão treinados nas técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.
Incêndios em Roraima
Em 1998, Roraima teve o maior incêndio da história do Estado. As queimadas devastaram uma área equivalente a um quarto do Estado. Na época, haviam 2.512 focos de calor nesta região. O segundo maior incêndio registrado em Roraima aconteceu em 2003 e atingiu 10% do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário